Como Surgiu A Quaresma de São Miguel Arcanjo?

O Arcanjo Miguel já era con­siderado pelos Hebreus como o príncipe dos anjos, protetor do povo eleito, símbolo da potente assistência divina para com Israel. O Antigo Testamento, ao menos três vezes ressalta a figura de Miguel: no livro de Daniel (Dn 10,13. 21; 12,1), onde ele é mostrado como o defensor do povo hebraico e o chefe supremo do exército celeste que se coloca ao lado dos fracos e dos perseguidos.
Quem é como Deus?
O próprio nome de São Miguel é uma demonstração de fidelidade e de humildade.
A partir do dia 15 de agosto, dia da Assunção de Nossa Senhora, começaremos a rezar a devoção da Quaresma de São Miguel. As devoções devem nos ajudar a viver melhor a nossa fé e o nosso relacionamento com Deus. Esse é o primeiro motivo pelo qual devo ter e rezar as santas devoções e também para interceder pelas minhas causas e pelas causas de meus irmãos. Uma devoção sadia nunca ocupa o lugar das praticas essenciais de nossa fé, como participar da Eucaristia Dominical, Santos Sacramentos, a leitura da Palavra e a pratica da Caridade. O maior fruto das nossas devoções é ter um coração cada vez mais aberto para Deus e para os irmãos.
Quando São Francisco começou …… a Quaresma de São Miguel Arcanjo?
Uma tradição franciscana, a Quaresma a São Miguel Arcanjo é um tempo especial de oração e penitência. Tem início, com a Festa da Assunção de Nossa Senhora 15 de agosto, e termina no dia 28 de setembro, véspera da festa aos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael dia 29 de setembro.
São Francisco foi um santo que, na sua vida mortal procurava nutrir muito sua alma, para não esfriar o seu amor por Jesus, com um espírito de oração e sacrifício muito grande. Para tanto, ele realizava, por ano, três quaresmas, além de outro período de jejum e oração em honra da Mãe de Deus, pela qual tinha um doce e especial amor, que ia da festa de São Pedro e São Paulo Apóstolos à festa da Assunção de Nossa Senhora. Foi de um modo muito especial que, na Quaresma de São Miguel Arcanjo, Deus coroou Francisco de graças abundantes, dentre elas a de marcá-lo em seu corpo, pelo profundo desejo de imitar ao seu Filho Jesus Cristo, com os sinais de sua Paixão. Todas essas quaresmas eram realizadas no Monte Alverne. (Alverne: “verna” vem de “vernare”, verbo utilizado por Dante e que significa “fazer frio”; gela.)
São Miguel, sobretudo, a quem cabe o papel de introduzir as almas no paraíso, era objetivo de uma devoção especial, em razão do desejo que tinha o santo de salvar a todos os homens. Era do conhecimento de Francisco a autoridade e o auxílio que o Arcanjo Miguel tem em exercício das almas, em salvá-las no último instante da vida e o poder de ir ao purgatório retirá-las de lá.
Esse era o principal motivo pelo qual Francisco realizava sua quaresma e isso nos é relatado na legenda Terusiana no número 93 de sua biografia, na qual o santo vai dizer no ano de 1224, ano em visita ao eremitério: “Para honra de Deus, da bem-aventurada Virgem Maria e de São Miguel, Príncipe dos Anjos e das almas, quero fazer aqui uma quaresma”.
Nós podemos nos encontrar todos os dias aqui no blog e rezar juntos numa rede de intercessão essa poderosa oração.
Depois de rezar clique em comentários e deixe os seus pedidos de orações.
São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate, sede o nosso refúgio contra as maldades e ciladas do demônio. Ordene-lhe Deus, instantemente o pedimos, e vós, príncipe da milícia celeste, pela virtude divina, precipitai no inferno a satanás e aos outros espíritos malignos, que andam pelo mundo para perder as almas. Amém. Rogai por nós, santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.
São Miguel Arcanjo defendei-nos no combate!

Minha benção fraterna.
Padre Luizinho, Com. Canção Nova.
VISITE: www.arcanjomiguel.netVISITE .. >>>> .www.arcanjomiguel.netVISITE: www.arcanjomiguel.netVISITE: www.arcanjomiguel.netVISITE: www.arcanjomiguel.net
VISITE: www.arcanjomiguel.netVISITE .. >>>> .www.arcanjomiguel.netVISITE: www.arcanjomiguel.netVISITE: www.arcanjomiguel.netVISITE: www.arcanjomiguel.net
VISITE: www.arcanjomiguel.netVISITE .. >>>> .www.arcanjomiguel.netVISITE: www.arcanjomiguel.netVISITE: www.arcanjomiguel.netVISITE: www.arcanjomiguel.net


Comentário: