Orações Católicas

(Novas orações católicas poderão ser adicionadas a esta página no futuro.)

Sinal da Cruz

Pelo sinal  da Santa Cruz, livre-nos Deus  Nosso Senhor, dos nosso inimigos. Em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo.  Amém.

Pai Nosso

Pai Nosso que estais no Céu, santificado seja o Vosso nome; venha a Nós o Vosso Reino; seja feita a Vossa vontade assim na Terra como no Céu; o pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; e não nos deixei cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

Avé Maria

Avé Maria cheia de graça, o Senhor é convosco; bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria Mãe de Deus, rogai por nós pecadores agora e na hora da nossa morte. Amém.

Glória

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, é agora e sempre será, pelos séculos dos séculos. Amém.

Oração ao Divino Espírito Santo

Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos Vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor.
V. Senhor, enviai o Vosso Espírito e tudo será criado.
R. E renovareis a face da Terra.
Oremos,
Ó Deus, que instruistes os corações dos fiéis com a luz do Espírito Santo, concedei-nos que por este mesmo Espírito saibamos o que é recto e gozemos sempre da Sua consolação.
Por Jesus Cristo Nosso Senhor. Amém.

Consagração ao Santíssimo Coração de Jesus

Meu amável Jesus, em reconhecimento de todos os benefícios que me tendes feito, e em reparação de minhas infidelidades, eu Vos ofereço o meu coração, consagro-me inteiramente a Vós e proponho com a Vossa graça nunca mais pecar. Tudo por Vós, Coração Santíssimo de Jesus. Minha Mãe Santíssima, fechai-me para sempre no Coração do Vosso Divino Filho, e não permitais que eu caia em pecado em toda a minha vida. Amém.

Consagração a Nossa Senhora

Avé Maria, etc.
Ó minha Senhora! Ó minha Mãe! Eu me ofereço todo a Vós e em prova de minha devoção para convosco Vos consagro neste dia os meus olhos, os meus ouvidos, a minha boca, o meu coração e inteiramente todo o meu ser. E porque assim sou vosso, ó minha boa e incomparável Mãe, guardai-me e defendei-me como coisa e propriedade vossa.

Oração de São Bernardo a Nossa Senhora

Lembrai-vos, ó piíssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que têm recorrido à Vossa protecção, implorado a Vossa assistência, e reclamado o Vosso socorro, fosse por Vós desamparado. Animado eu, pois, de igual confiança, a Vós, Virgem entre todas singular, como a Mãe recorro, de Vós me valho, e gemendo sob o peso dos meus pecados, me prostro a Vossos pés. Não deesprezeis as minhas súplicas, ó Mãe do Filho de Deus humanado, mas dignai-vos de as ouvir propícia e de me alcançar o que Vos rogo. Amém.

Angelus (Anjo do Senhor)

(às seis da manhã, ao meio-dia e às seis da tarde)
V. O Anjo do Senhor anunciou a Maria.
R. E Ela concebeu do Espírito Santo.
Avé Maria cheia de graça... etc.

V. Eis aqui a escrava do Senhor.
R. Faça-se em mim segundo a Vossa palavra.
Avé Maria...

V. E o Verbo se fez carne.
R. E habitou entre nós.
Avé Maria...

V. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus.
R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
V. Oremos: Infundi, Senhor, Vos pedimos, a Vossa graça em nossas almas, a fim de que nós, que conhecemos pela Anunciação do Anjo a Encarnação de Jesus Cristo, Vosso Filho, sejamos pela Sua Paixão e Cruz, levados à glória da Ressurreição. Pelo mesmo Jesus Cristo Nosso Senhor.
V. Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo,
R. Assim como era no princípio, é agora e sempre será, pelos séculos dos séculos. Amém. (três vezes)

Regina Cœli (Rainha do Céu)

(No tempo pascal, substitui-se o Angelus por esta oração)
V. Rainha do Céu, alegrai-vos, aleluia!
R. Porque aquele que merecestes trazer no seio, aleluia!

V. Ressuscitou como disse, aleluia!
R. Rogai por nós a Deus, aleluia!

V. Exultai e alegrai-vos, Virgem Maria, aleluia!
R. Pois o Senhor ressuscitou verdadeiramente, aleluia!
V.Oremos: Ó Deus, que Vos dignastes alegrar o mundo com a Ressurreição do Vosso Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, concedei-nos, Vos suplicamos, a graça de alcançarmos pela protecção da Virgem Maria, Sua Mãe, a glória da vida eterna. Pelo mesmo Jesus Cristo Senhor nosso. R. Amém.
V. Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo,
R. Assim como era no princípio, é agora e sempre será, pelos séculos dos séculos. Amém. (três vezes)

Salvé Rainha

Salvé Rainha, Mãe de Misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salvé! A vós bradamos, os degradados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, Advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei; e depois este desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria.
V. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus.
R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Ao Arcanjo São Miguel (oração abreviada)

São Miguel Arcanjo defendei-nos neste combate; sede nosso auxílio contra as malícias e insidias do demónio; que Deus lhe impere, humilde e instantemente o suplicamos, e vós, ó Príncipe da milícia celeste, pelo Divino Poder, precipitai no Inferno a Satanás e aos outros espíritos malignos que vagueiam por este mundo pela perdição das almas.
V. Sacratíssimo Coração de Jesus,
R. Tende piedade de nós. (três vezes)

A São José

Ó glorioso São José, pai e protector das virgens, guarda fiel a quem Deus confiou Jesus, a mesma Inocência, e Maria, a Virgem das Virgens, eu vos peço e rogo por Jesus e Maria, esse duplo depósito que vos foi tão querido, façais que eu conserve o meu coração isento de toda a impureza, e que, puro e casto, sirva constantemente Jesus e Maria numa perfeita castidade. Amém.
V. São José, pai adoptivo de Jesus e esposo da Bem-Aventurada Virgem Maria,
R. Rogai por nós.
V. São José, amigo do Sagrado Coração de Jesus,
R. Rogai por nós.
Lembrai-vos ó puríssimo esposo da Virgem Maria e meu doce protector São José, que nunca se ouviu dizer que alguém tivesse invocado a vossa protecção, implorado o vosso socorro, e não fosse por vós consolado. Com esta confiança, venho à vossa presença, e a vós com fervor me recomendo. Não desprezeis as minhas súplicas, ó pai adoptivo do Redentor, mas dignai-vos de acolhê-las piedosamente. Amém.

Ao Anjo da Guarda

Santo Anjo do Senhor,
Meu zeloso guardador,
Pois que a ti me confiou a piedade divina,
Sempre me rege, guarda, governa e ilumina.

Ao Santo do nome

Ó glorioso Santo do meu nome, alcançai-me de Deus a graça de trazer sempre a minha consciência pura, como preparação necessária para a minha última hora. Amém.

Confiteor (Eu Confesso)

Eu pecador me confesso a Deus todo-poderoso, à Bem-aventurada sempre Virgem Maria, ao Bem-aventurado São Miguel Arcanjo, ao Bem-aventurado São João Baptista, aos Santos Apóstolos São Pedro e São Paulo, a todos os Santos e a vós, Padre, que pequei muitas vezes por pensamentos, palavras e obras, por minha culpa, minha culpa e minha tão grande culpa. Portanto peço e rogo, à Bem-aventurada sempre Virgem Maria, ao Bem-aventurado São João Baptista, aos Santos Apóstolos São Pedro e São Paulo, a todos os Santos e a vós, Padre, que rogueis por mim a Deus Nosso Senhor. Amém.

Acto de Fé

Creio, meu Deus e Senhor, tudo quanto crê e ensina a Santa Madre Igreja Católica, Apostólica, Romana, porque Vós, que sois a suma verdade, assim o dissestes, e ensinastes. E assim creio que sois Deus Uno na essência e Trino nas Pessoas, Pai, Filho e Espírito Santo; que premiais os bons na glória eterna no Céu, e castigais os maus com penas eternas no Inferno; que a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, o Filho de Deus Padre, se fez homem e encarnou por obra do Espírito Santo nas puríssimas entranhas da sempre Virgem Maria Senhora Nossa; que padeceu e morreu para nos salvar; e que está na hóstia consagrada tão real e perfeitamente como está no Céu. Tudo isto, creio, porque Vós o revelastes. E nesta fé espero viver e morrer, se me auxiliardes com a Vossa divina graça.

Acto de Esperança

Espero, meu Deus e Senhor, porque sois fidelíssimo nas Vossas promessas, que me haveis de perdoar pelos merecimentos infinitos de Jesus Cristo Nosso Senhor, dando-me as graças necessárias para o conseguir, e obedecendo eu da minha parte a todos os preceitos da Vossa santa Lei.

Acto de Caridade

Amo-Vos, meu Deus, de todo o meu coração, de toda a minha alma, sobre todas as coisas, por serdes Vós quem sois, infinitamente bom e digno de todo o amor. E amo também todo o meu próximo como a mim mesmo, e unicamente por amor de Vós quero cumprir todos os preceitos da Vossa santa Lei.

Acto de Contrição

Meu Deus, porque sois infinitamente Bom e Vos amo de todo o meu coração, bendito seja, pesa-me de Vos ter ofendido, e, com o auxílio da vossa divina graça, proponho firmemente emendar-me e nunca mais Vos tornar a ofender; peço e espero o perdão das minhas culpas, pela vossa infinita misericórdia. Amém.

Comunhão Espiritual

Meu Deus creio firmemente em vossa presença na Eucaristia. Gostaria de receber-Vos agora realmente, mas como não posso, vinde, ao menos espiritualmente ao meu coração. Inflamai-me de Vosso ardor e fazei com que eu lute seriamente pela expansão de Vosso reino. Amém.

Ao despertar

Graças a Deus. Glória ao Pai, etc.
Meu Deus, agradeço-Vos humildemente todos os benefícios que me tendes feito. Por um efeito da Vossa bondade, vejo ainda este dia; quero empregá-lo unicamente em servir-Vos. Consagro-Vos todos os meus pensamentos, palavras, obras e aflições: abençoai-as, Senhor, para que nada haja em mim que não seja animado do Vosso amor, e que seja tudo para a Vossa maior honra e glória. Amém